Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2020


ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA AS TURMAS DE 2º ANO INTEGRAL
PROFESSORA ADRIANA BORGES

Está semana estudaremos o Capítulo 5 - Fungos,  seres eucariontes que fazem parte do Reino dos Fungos.
Façam a leitura do capítulo, assistam os vídeos e respondam a atividade a seguir.





Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet     2º Ano Turma:______ Data:____/___/________
Aluno (a):____________________________________________ Profº: Adriana
 Atividade de Biologia 



1- Durante muito tempo, os fungos foram classificados no reino Plantae, juntamente com as plantas. Entretanto, uma característica evidente nos permite reconhecer os motivos de estes serem separados em reinos distintos. Que característica tão evidente pode ser essa?

a) O fato dos fungos serem procariontes.
b) O fato dos fungos possuírem clorofila b, diferente da clorofila a presente nas plantas.
c) Os fungos não fazem fotossíntese.
d) Os fungos se reproduzem por esporos, diferentemente das plantas que o fazem por sementes.
e) os fungos são autótrofos decompositores.

2- Os fungos apresentam nutrição heterótrofa, sendo decompositores de matéria orgânica morta e em alguns casos, viva. Durante seu processo de obtenção de nutrientes, a digestão dos fungos ocorre através de:

a) Digestão interna
b) Digestão intracelular
c) Digestão extracelular
d) Digestão extra e intracelular
e) Não realiza digestão

3- A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas, em solos carentes de nutrientes, promovendo uma associação mutualística entre ambos, é conhecida como:

a) Micorriza
b) Liquens
c) Parasitismo
d) Comensalismo
e) Conjugação

4- (AEUDF) Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade de fungos, exceto:
a) Podem causar doenças chamadas micoses
b) Desempenham papel fermentativo
c) Produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres
d) Alguns produzem antibióticos
e) Participam na formação de liquens

5- Os fungos são utilizados pela indústria farmacêutica na fabricação de medicamentos, principalmente antibióticos. Estas substâncias bactericidas foram descobertas na década de 1920, por Flemming. Qual o gênero do fungo utilizado nesta pioneira descoberta:

a) Clostridium
b) Bacillus
c) Penicilium
d) Saccharomyces
e) Rhyzopus

6- Explique por que os fungos nunca estão na base de uma teia alimentar, ou seja, por que nunca são os produtores.  Explique também a importância dos fungos para o equilíbrio de um ecossistema.
__________________________________________________________

7- (UFV) Observe a figura seguinte que representa a estrutura de um fungo:

Questões comentadas sobre Fungos

Em relação a essa estrutura, assinale a afirmativa incorreta:

A) Durante o processo de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos formando a estrutura III.
B) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
C) As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
D) O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário