ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA AS TURMAS DE 2º ANO INTEGRAL
PROFESSORA ADRIANA BORGES
Está semana estudaremos o Capítulo 5 - Fungos, seres eucariontes que fazem parte do Reino dos Fungos.
Façam a leitura do capítulo, assistam os vídeos e respondam a atividade a seguir.
Colégio Estadual
José Ribeiro Pamponet 2º Ano
Turma:______ Data:____/___/________
Aluno
(a):____________________________________________ Profº: Adriana
Atividade de Biologia
1- Durante muito tempo, os fungos foram classificados no reino Plantae,
juntamente com as plantas. Entretanto, uma característica evidente nos permite
reconhecer os motivos de estes serem separados em reinos distintos. Que
característica tão evidente pode ser essa?
a) O fato dos fungos serem procariontes.
b) O fato dos fungos possuírem clorofila
b, diferente da clorofila a presente nas plantas.
c) Os fungos não fazem fotossíntese.
d) Os fungos se reproduzem por esporos,
diferentemente das plantas que o fazem por sementes.
e) os fungos são autótrofos
decompositores.
2- Os fungos apresentam nutrição heterótrofa, sendo decompositores de
matéria orgânica morta e em alguns casos, viva. Durante seu processo de
obtenção de nutrientes, a digestão dos fungos ocorre através de:
a) Digestão interna
b) Digestão intracelular
c) Digestão extracelular
d) Digestão extra e intracelular
e) Não realiza digestão
3- A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas, em solos
carentes de nutrientes, promovendo uma associação mutualística entre ambos, é
conhecida como:
a) Micorriza
b) Liquens
c) Parasitismo
d) Comensalismo
e) Conjugação
4- (AEUDF) Todos os itens indicam alguma importância ligada à atividade
de fungos, exceto:
a) Podem causar doenças chamadas micoses
b) Desempenham papel fermentativo
c) Produção autotrófica de substâncias
orgânicas para consumo de outros seres
d) Alguns produzem antibióticos
e) Participam na formação de liquens
5- Os fungos são utilizados pela indústria farmacêutica na fabricação
de medicamentos, principalmente antibióticos. Estas substâncias bactericidas
foram descobertas na década de 1920, por Flemming. Qual o gênero do fungo
utilizado nesta pioneira descoberta:
a) Clostridium
b)
Bacillus
c)
Penicilium
d)
Saccharomyces
e) Rhyzopus
6- Explique por que os fungos nunca estão
na base de uma teia alimentar, ou seja, por que nunca são os produtores. Explique também a importância dos fungos para
o equilíbrio de um ecossistema.
__________________________________________________________
7- (UFV) Observe a figura seguinte que
representa a estrutura de um fungo:
Em relação a essa estrutura, assinale a
afirmativa incorreta:
A) Durante o processo de reprodução
sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em
agrupamentos compactos formando a estrutura III.
B) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
C) As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
D) O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.
B) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados denominados de hifas que são as estruturas indicadas em II.
C) As hifas podem ser de dois tipos: hifas cenocíticas que são filamentos contínuos sem divisões transversais e hifas septadas que apresentam paredes transversais.
D) O conjunto de hifas forma o micélio, representado pela estrutura III, que irá constituir o corpo do fungo multicelular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário