Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2020

Série: 1º ano Turma: A Turno: Vespertino

Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet Data: 28/04/2020 

Série: 1º ano Turma: A Turno: Vespertino 

Disciplina: Biologia Professor(a): Priscila Cerqueira


ROTEIRO DE ESTUDOS
Leia os textos a seguir:

TEXTO 1: INFECÇÃO HUMANA PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Em 31 de dezembro de 2019 a Organização Mundial de Saúde (OMS) foi informada de um conjunto de casos de pneumonia de causa desconhecida detectados na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Um novo coronavírus (COVID-19) foi identificado como o vírus causador pelas autoridades chinesas em 7 de janeiro de 2020. Os coronavírus causam infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais, são altamente patogênicos e foram os causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS.
Em relação a doença pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19), a clínica não está descrita completamente, como o padrão de letalidade, mortalidade, infectividade e transmissibilidade. Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e, atualmente, o tratamento é de suporte e inespecífico. Recentemente foram anunciados os nomes oficiais para o vírus responsável pelo COVID-19 (anteriormente conhecido como "2019 novo coronavírus") e pela doença que ele causa.
 Os nomes oficiais são: Doença: doença de coronavírus (COVID-19) que causa a síndrome respiratória aguda grave coronavírus (SARS-CoV-2). Trata-se de RNA vírus da ordem Nidovirales da família Coronaviridae. Os vírus da SARS-CoV, MERSCoV e SARS-CoV-2 são da subfamília Betacoronavírus que infectam somente mamíferos; são altamente patogênicos e responsáveis por causar síndrome respiratória e gastrointestinal. Além desses três, outros quatro tipos de coronavírus que podem induzir doença no trato respiratório superior e, eventualmente inferior, em pacientes 5 imunodeprimidos, bem como afetar especialmente crianças, pacientes com comorbidades, jovens e idosos. Todos os coronavírus que afetam humanos tem origem animal. O coronavírus foi isolado pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa conforme proposta por Tyrrell como um novo gênero de vírus.

Modificado de: ttps://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/janeiro/23/Boletim_epidemiologico_SVS_04.pdf




TEXTO 2: CIENTIRINHAS


Disponível em: http://dragoesdegaragem.com/cientirinhas/cientirinhas-158/



TEXTO 3: Manual de orientação ao farmacêutico: COVID-19

Os CoV possuem genoma grande, composto por RNA de fita simples, com polaridade positiva. Além disso, eles contêm um nucleocapsídeo helicoidal. Apresentam morfologia predominantemente esférica, com presença de envelope, constituído por camada dupla de lipídeos e proteínas estruturais, como ilustrado ao lado.


Modificado de: https://www.crfsp.org.br/images/arquivos/Manual_orientacao.pdf



TEXTO 4: Como funcionam os detergentes?
Eles fazem a sujeira aderir à água porque têm uma característica especial: suas moléculas são formadas por duas partes distintas – uma delas se une à água e a outra tem afinidade com gorduras e substâncias oleosas em geral. Eles funcionam, então, como uma espécie de ponte entre o líquido e a sujeira.
“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água. E formam bastante espuma, elemento que mantém as porcarias suspensas, facilitando ainda mais a lavagem.
Os produtos que encontramos no supermercado contêm apenas uma fração do composto químico descrito aqui. “O detergente comercial é uma solução diluída. Seus outros componentes, de modo geral, são perfumes, corantes e amaciantes”, afirma Maria Regina.



ATIVIDADE
Levando em consideração as leituras dos textos acima e seus conhecimentos sobre a COVID 19 e a importância da higienização das mãos, responda aos questionamentos propostos em seu caderno.

1). Explique como está organizada a estrutura do CoV, destacando as suas biomoléculas e as funções destas no processo de infecção viral.
2) Descreva de modo resumido como agem os detergentes em relação às gorduras.
3).    Os detergentes têm poder na eliminação do CoV que se deposita nas superfícies? Explique por que.
4).    Considerando o texto II, no último quadro a personagem mostra suas mãos ressecadas após sucessivas lavagens ao longo do dia. Elabore uma explicação, com base nos conteúdos apresentados que justifique a imagem.

Indo além...
5).    Será que outras substâncias conseguem desempenhar as mesmas funções que os detergentes fazem em relação a higienização das mãos? Quais seriam? Exemplifique e explique como agem.

Depois da atividade
Agora que vocês sabem mais sobre os mecanismos de higienização das mãos, façam um desenho e uma frase (propaganda) que mostre como devemos lavar as mãos e os cuidados que devemos ter com esse ato de cuidado com nossa saúde. Não esqueça de registrar.


Sucesso em sua caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário